terça-feira, 14 de abril de 2009

Lutando pela construção da Paz

"Fica evidente que estamos vivendo em uma cultura de guerra e de violência .A dimensão cultural da violência ou seja, como criação humana, ligada ,portanto , ao ato de ensinar , aprender e educar ,abre caminhos que apontam para a possibilidade que temos de poder transformar esse cenário, abandonando o lugar de espectadores passivos da cruel realidade que está pondo em risco a sobrevivência da humanidade . Outro argumento a considerar é que as violências não são fenômenos naturais, assim sendo , está em nossas mãos transformar a cultura da violência em uma cultura de paz . A paz não é um estado doado, mas sim construído ,colocando-nos como sujeitos e seus construtores .
A construção da paz exige não só o comprometimento pessoal mas também a ação coletiva ,ou seja, o agir em concerto. A paz se constrói a partir do poder que cada um tem mas que precisa ser fortalecido . O empoderamento de cada um e da ação coletiva no combate à violência e em prol da paz,pode ser reforçado pelo conhecimento da ação de pessoas que dedicaram suas vidas a esta causa , legando exemplos a serem seguidos. Esses exemplos apresentam idéias , métodos e conquistas que apontam para um maior êxito do caminho a percorrer ,no presente , para atingir o que se busca ,na construção da paz".
( Beatriz Didonet Nery
Mestre em Educação - ONG Educação para a Paz )

Em todo o planeta sempre temos pessoas realizando movimentos pela PAZ. Alguns se tornam mundialmente conhecidos, outros fazem seu trabalho silencioso. Uns escolhem este caminho, outros chegam a ele a medida que a vida vai passando...
Todo trabalho pela PAZ vale a pena, não importa se é feito de forma solitária, em pequenos ou grandes grupos. Todos são igualmente importantes.
Veja no slide pessoas que lutaram ou lutam pela construção da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde não existe paz